Escolha um Tema

Se alguém morrer sem testamento, a quem pertencem os seus bens?

Quando alguém morre, abre‑se o processo de sucessão, cujo objectivo é dar destino aos bens deixados pela pessoa que faleceu. Um herdeiro pode ser designado por três vias: lei, testamento ou contrato. Se o falecido não deixou qualquer contrato ou testamento, aplicam‑se unicamente as regras da lei.

São herdeiros legítimos o cônjuge, os parentes e o Estado. A ordem por que são chamados é a seguinte: 1) cônjuge e descendentes; 2) cônjuge e ascendentes; 3) irmãos e seus descendentes; 4) outros colaterais até ao 4.º grau; 5) Estado. Os parentes mais próximos são preferidos aos mais afastados.

Havendo cônjuge e descendentes, a herança será dividida por tantas partes quantos esses herdeiros, desde que a parte que cabe ao cônjuge não seja inferior a um quarto da herança. Por seu lado, se não houver descendentes, ao cônjuge cabe dois terços da herança e aos ascendentes cabem um terço. Salvaguarda‑se o caso em que os membros do casal hajam renunciado reciprocamente à condição de herdeiros na convenção antenupcial, caso em sucederão, em primeira linha, apenas os descendentes.

Quando a pessoa faleça sem ter cônjuge, descendentes, ascendentes e demais parentes, a herança reverterá a favor do Estado.

CIV

Tags referentes à pergunta

Seleccione as palavras-chave pretendidas para ver as perguntas relacionadas

Perguntas relacionadas
Esta informação foi útil para si?
Sim
Adicionar aos favoritos
Remover dos favoritos
Encontrou alguma incorrecção na informação prestada?
Reportar info
Homepage

Ver perguntas

Ver perguntas consultadas recentemente

a carregar

Aguarde um momento!